sexta-feira, 5 de julho de 2013

Conversando... sobre "Nós, Vida" (2)

Nós, Vida é um livro centrado (quase exclusivamente) em personagens e situações. Do cruzamento delas resulta o enredo, no qual é difícil distinguir uma figura central.
Uma das curiosidades do livro reside, quanto a mim, na forma como a definição da personagem principal (ou das personagens principais, se quisermos conceder um protagonismo plural) difere de acordo com a perspetiva de leitura e a própria maneira de sentir do leitor.
Por isso, deixo aqui uma pergunta a cada um dos leitores: qual é, para si, a personagem principal de Nós, Vida?
Gostaria muito de conhecer respostas… 

3 comentários:

  1. Muito obrigado, meu caro João.
    Colocas-nos perante uma perspetiva espiritual da obra: a personagem de Nina define-se pela perceção que os outros têm dela, como se ela fosse uma presença no interior das outras personagens que só Milo, na sua inocência de adolescente, consegue admitir e verbalizar. Será ela, de facto, a personagem principal? Isso remete, sem dúvida, para uma interessante visão do mundo e do ser humano.
    Afinal de contas, Nina quem é?...

    ResponderEliminar
  2. Num livro como este é uma difícil tarefa encontrar uma personagem principal. Contudo se me fosse dado a escolher, a personagem principal para mim seria a da Anísia. Por conseguir demonstrar o pior de Ivo e o melhor de Lara e como esses dois lados conseguem conviver. E porque mesmo magoada e em sofrimento consegue ser força e consolo, ainda que isso lhe traga como recompensa apenas mais dor. Por parecer um simples bombom no início da obra e acabar como um lembrete de que a vida não vem com manual de instruções, por isso cada um procura a sua própria rota neste oceano quotidiano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Concordo que é difícil encontrar uma personagem principal neste livro. E reconheço tudo o que encontrou em Anísia. De facto, em "Nós, Vida" como na vida de cada um de nós, todas as pessoas são a personagem principal para alguém...

      Eliminar